RSS

Últimas postagens

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dicas & Truques


Se for aquecer carne em fatias, regue-a com molho de seu gosto (pode ser o próprio caldo que sobrou no recipiente depois do cozimento). Quando for cozinhar carne ensopada, no microondas, na hora de adicionar os legumes arrume-os sobre a carne, pois ela ficará mais suculenta e macia.
É o único alimento que fica crocante, além de dourar. Se quiser aproveitar a gordura que se desprende, coloca-se sobre o prato normal, se não prepara-se sobre papel absorvente. É também
usado como recurso para dourar carnes, deixando com ótimo sabor e aspecto

Para quebrar um coco e soltá-lo da casca facilmente leve-o, perfurado e sem água, ao forno por mais ou menos 3 minutos na potência máxima.

Ovos inteiros expostos ao calor do microondas podem estourar. Para cozinhá-los faça assim: Aqueça um copo com água por 2 minutos. Embrulhe o ovo com papel alumínio (parte brilhante para dentro) e leve por 8 minutos na potência máxima. Também há um utilitário há venda para esse fim.

Lingüiça: Pode ser feita cortada em pedacinhos para aperitivo. 1 prato raso leva de 6 a 7 minutos na potência máxima. Inteira, em gomos, perfure com um garfo: 4 gomos levam de 5 a 6 minutos na potência máxima. Usar tampa sobre as lingüiças para proteger dos espirros.E depositadas em prato com papel toalha.

Todo pudim pode ser assado no microondas por 8 a 10 minutos em Potência Alta, eliminando o banho-maria.

Quando quiser colocar um recipiente de tamanho grande dentro do forno microondas, sem que os cantos ao girar encostem nas paredes do forno, vire o prato giratório com as bordas para baixo. Assim ele não girará, porém servirá como base para o recipiente do tamanho necessário. Mas atenção! Este procedimento exige que você acompanhe o tempo de cozimento, abrindo o forno e mudando a posição do recipiente para que todos os lados do alimento cozinhem ou assem de maneira uniforme.

Se o abacaxi que você comprou está muito azedo, ao cozinhá-lo com açúcar, em panela de pressão ou normal, para qualquer tipo de recheio ou outro doce qualquer, experimente colocar uma pitada de bicarbonato de sódio. O abacaxi perde o azedo e fica doce.

Alho frito e crocante, como na pizzaria: Primeiro, você vai ter que arrumar uma forma de "coar o alho" (pronuncie junto e bem rápido). Eu, por exemplo, uso um porta-filtro de café e um filtro de papel (depois de usar, lave bem o porta-filtro para sair o gosto), pode ser também uma peneira fina. Depois de descascado, pique ou fatie o alho bem miudinho - pelo menos umas duas cabeças bem grandes se não, não tem graça. Ponha o azeite na frigideira, o suficiente para o alho boiar e deixe esquentar. Enquanto o azeite esquenta, coloque uma colherada de álcool no alho e mexa bem. Abaixe o fogo e coloque todo o alho de uma vez na frigideira. Sacuda com jeito a frigideira ou mexa com uma colher de pau, para o alho não grudar um no outro. Observe a coloração do alho. Quando ele estiver ficando bem loirinho (não deixe queimar), pegue a frigideira e vire diretamente no coador de uma vez (cuidado para não se queimar). "Coar o alho" é importante, porque o tempo que você tira com a escumadeira, pode queimar. O alho vai ficar super crocante e pode ser colocado sobre pizzas, frangos, saladas, etc...O azeite que foi filtrado pode servir como tempero de salada, fica uma delícia.

Quando for fazer almondega coloque um pão molhado no leite (o pão tem que ter absorvido todo leite).

Para as fatias de bacon (ou toucinho) não enrolarem ao fritar, molhar antes em água fria. Elas ficarão retinhas.

Batata Frita igual ao MC Donalds: Para as batatas ficarem crocantes por fora e macias por dentro, cozinhe as batatas (com casca)ate ficarem macias (não igual ao ponto de purê), depois de frias e só cortar e fritar, esta dica funciona melhor se forem cortadas as batatas na forma de palito.

Cebola sem choro: Mantenha a boca cheia dágua enquanto manuseia a cebola. Infalível! O princípio ativo ácido da cebola é mais ou menos parecido com o da bomba de gás lacrimogênio: atua nas áreas úmidas ao seu redor, no caso, os olhos. Caso você mantenha algo úmido (a própria cebola por exemplo) durante o manuseio, o ardor dos olhos vai diminuir muito.

Cebola sem lágrimas II: Corte a cebola ao meio. Descasque e corte outra vêz no meio. Aguarde l5 minutos para evaporar os gases.Corte a cebola em rodelas ou pique.

Quando as faquinhas da hélice do liquidificador perderem o fio, bata dentro dele algumas cascas de ovos por 3 minutos, elas ficaram afiadas.

Feijão com caldo grosso: Depois de ter cozido o feijão, tire o equivalente a uma concha de grãos, amasse bem e coloque de volta na panela.

Fritura light: 
Para fritar carnes, de qualquer tipo, em vez de óleo utilize um cubinho de caldo de sua preferência (carne, galinha, legumes, etc.) dissolvido em, aproximadamente, 1/2 xícara de (chá) de água. Para evitar que o alimento grude no fundo da panela, prefira as antiaderentes.

Para fazer torresmo pururuca: pique, coloque numa panela com um pouquinho de óleo e deixe até que esteja começando a dourar. Retire os torresmos e leve ao freezer, bem espalhado em uma forma retangular. Quando congelar bem, coloque num saco plástico apropriado e guarde. No dia que for consumir, aqueça óleo ou banha e deite os torresmo ainda congelado. Cuidado porque as peles ao empipocarem, tendem a estourar.


ARROZ - Dicas

1 – Substitua o óleo por manteiga, banha de porco ou de galinha para variar o sabor. 
2 – Quando estiver quase seco, junte salsa ou coentro e deixe acabar de cozinhar.
3 – Para garantir um arroz soltinho, ainda na panela, revire-o todo com um garfo (atenção, não
serve colher).
4 – Experimente o arroz de alho: amasse em um pilão ou com auxílio do martelo de carne, uns 3
dentes de alho e refogue-o com a cebola.
5 – Acrescente 1 colher de sopa de massa de tomate ou meia xícara de chá de purê de tomate
(desconte ¼ de xícara da água a ser colocada) para deixar o arroz avermelhado.
6 – Em algumas regiões, o vermelho do arroz é conseguido com uma colher de sopa rasa colorífico (também conhecido por colorau).
7 – Se gostar do arroz mais duro ou mais papa, diminua ou aumente a quantidade de água.
8 – Acrescente um ou dois cubos de caldo de galinha, mas, nesse caso, prove antes de colocar o sal, provavelmente, nem seja necessário.
9 – Junte uma colher de chá de açafrão e o arroz ficará com um sabor diferente e amarelinho.
10 – Se o arroz queimar, retire a parte superior, sem mexer no fundo e poderá aproveitá-lo, ainda, a menos que tenha queimado demais e o gosto de queimado tenha passado para a parte de cima. Se isso acontecer, ria muito. Não se preocupe, pois sempre haverá tempo para fazer outro e, confessamos, isso já nos aconteceu muitas vezes, assim como aos melhores cozinheiros do mundo.

FEIJÃO - DICAS


1 – Acrescente uma colher de sopa de massa de tomates ou 1/2 xícara de chá de purê de tomate ao refogado. O feijão ficará avermelhado e com outro sabor.
2 – Dê aquele sabor de "cozinha da fazenda" a seu feijão, usando banha de porco no lugar do óleo do refogado.
3 – Cozinhe com o feijão um pedaço de pele de porco, bacon ou a pele do bacon. Fica hum...
4 – No final do cozimento, experimente colocar coentro picado. Dá ao feijão um sabor diferente, principalmente para quem não está acostumado.
5 – Para preparar o refogado, no lugar do óleo, frite bacon em pedacinhos e proceda normalmente quanto ao restante.
6 – Se tiver em casa, sobrando na geladeira, lingüiça já frita, experimente acrescentá-la ao feijão, no refogado, picadinha. Mesmo sobras de carne assada poderão incrementá-lo. 
7 - Se for congelar, nunca tempere tudo de uma vez, deixe para temperar na hora de servir.

BIFES - DICAS

1 – O sal faz a carne soltar seu líquido. O melhor é fritar um lado e colocar o sal apenas quando virar os bifes, que ficarão mais suculentos. Não é a maneira tradicional,entretanto.
2 – Temperar só com sal é uma forma mais atual, mas se quiser bifes com gostinho de "casa da vovó", tempere-o com alho, sal e vinagre. Pode usar aqueles temperos prontos de alho e sal.
3 – Se quiser fazer bife com molho, antes de colocá-los no mesmo, frite-os como acima descrito e, na mesma frigideira em que foram fritos, refogue os ingredientes do molho (cebola, alho, tomate e o que mais quiser, refogando, primeiro as cebolas e alho, antes de colocar os tomates e temperos).
4 – Varie seus bifes, fritando-os na manteiga e servindo-os com muito alho picado frito na manteiga, por cima.
5 – O processo de fritura, fecha os poros da carne, deixando-a mais suculenta e macia. Daí a necessidade de fritá-los um de cada vez, evitando que junte água.
6 – Outra maneira variar é utilizar azeite de oliva, no lugar do óleo. 
7 – Fritar bifes, infelizmente, suja sempre, o fogão. Adquira uma "tampa" de papel filtro própria para isso, mas, de qualquer maneira, com ou sem "tampa", proteja seu fogão e o chão em volta dele dos respingos de gordura.
8 – A gordura do bife não é muito saudável. Entretanto, os bifes ficarão mais saborosos se fritá-los com a gordura e deixar que cada um retire a parte gorda, já no prato, ou retire-as depois de fritos. Se quiser, tire as gorduras antes de fritar, mas mantenha sempre um pedaço delas na frigideira, enquanto os frita, para passarem seu sabor, enquanto derretem. A menos que esteja fazendo dieta.
9 – O tempo de fritura varia de corte para corte. O contra filé é, mais rápido, pois tem a trama mais aberta. Vai variar, também conforme o gosto de cada um. O bem passado deve ficar também frito na parte interna, que fica de uma cor bege, enquanto o mal passado fica vermelho, ainda e o ao ponto fica rosado. Para um filé com cerca de 2 centímetros de espessura, calcule dois minutos e meio de cada lado, se mal passado, três minutos de cada lado, se ao ponto e quatro minutos para os bem passados. Mas, atenção, não deixe esturricar o bife, pois quanto mais o bife fica na frigideira, mais seco e duro ficará. 
10 – O melhor modo de virar o bife é com uma pinça ou duas colheres, para evitar que se faça furos na carne para que seu suco não se perca.
11 – Reserve sempre uma frigideira apenas para bifes, pois, fritá-los, desgasta o fundo, deixando-o poroso, mesmo as revestidas de teflon ou similar, e logo a tornará imprestável para fritar ovos ou omeletes. O ideal é ter uma frigideira pequena para ovos, uma maior para omeletes e panquecas e outra para bifes, isso, sem falar nas fundas para frituras com muito óleo, como bolinhos. Afinal, não são caras e verá que o investimento vale a pena em termos de custo-benefício.


CARNE ASSADA - DICAS

Antes de colocar a carne na forma, forre-a por completo com papel alumínio. Fazendo isso, você terá menos trabalho para lavar a forma depois.




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique e veja o vídeo da minha participação no evento Activia