RSS

Últimas postagens

terça-feira, 3 de abril de 2012

Almoço de lançamento do Bacalhau da Amazônia - Grupo Pão de Açúcar



Ontem participei de um evento super especial promovido pelo GRUPO PÃO DE AÇÚCAR. Os pratos estavam maravilhosos, tempero excepcional e diferente. Apreciei todos.
Gostaria de agradecer pelo convite do Jackson da agência Ideal e à todos que me receberam no restaurante, garçons super atenciosos e simpáticos.
Parabéns à toda equipe e muito sucesso ao Grupo.

  Almoço de apresentação do pirarucu salgado, que será vendido nas lojas do grupo Pão de Açúcar, nesta segunda-feira no restaurante  DRESSING. Na ocasião, os chefs Felipe Schaedler, do Banzeiro, de Manaus, e Ednaldo Santana, do DRESSING, prepararam receitas para degustação do pirarucu.


* O vice-presidente executivo do Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, fez um discurso e mostrou um vídeo sobre o manejamento do peixe na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, respeitando os recursos naturais e gerando renda para a população local. Estavam presentes ainda João Paulo Diniz e representantes do governo do Amazonas. 

Governo do Amazonas, Secretaria de Estado da Produção Rural (AM) e o Grupo Pão de Açúcar lançam o “Pirarucu Salgado”
Com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o peixe de água doce chegará   a São Paulo e estará  disponível em lojas da rede Pão de Açúcar,  além de ganhar receita especial e integrar o menu do restaurante Dressing
O Governo do Amazonas, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror-AM) e o Grupo Pão de Açúcar lançaram nesta segunda-feira (02), no restaurante Dressing, em São Paulo, o “Pirarucu salgado”. O peixe,   que estará  disponível  nas lojas da bandeira Pão de Açúcar, na cidade de S. Paulo, é resultado do processamento do pirarucu, da 1ª indústria de salga, única do gênero em toda a América do Sul. O peixe de água doce é manejado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, onde a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) trabalha para incentivar a inserção das comunidades locais nas cadeias produtivas florestais sustentáveis, respeitando os recursos naturais e gerando renda para a população local que mantém a floresta em pé.

Com o apoio do Governo e da Sepror, que viabilizaram o produto para o GPA, a empresa comprou  na primeira remessa cinco toneladas do “Pirarucu salgado”,  e pretende aumentar a quantidade pedida ao longo do ano. Dessa forma, a empresa reforça seu comprometimento com o desenvolvimento das cadeias produtivas, através da comercialização dos produtos da região. “O Grupo Pão de Açúcar acredita que o papel de uma empresa vai muito além do fornecimento de produtos e serviços ou da geração de lucros para seus acionistas.  A Companhia preconiza conceitos e valores  para o desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente responsável  e que são materializados por meio de práticas que envolvem toda sua cadeia de valor e nas quais busca constante evolução  e  maior envolvimento e adesão dos seus stakeholders”, destaca Hugo Bethlem, vice-presidente do GPA.

O projeto também conta com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que mantém o compromisso de investir no Programa Bolsa Floresta, que estimula a geração de renda por meio da produção sustentável nas Unidades de Conservação do Estado, além de articular com as comunidades locais para o desenvolvimento de infraestrutura, capacitação e o contato direto com compradores. A parceria busca promover e assegurar o uso sustentável da biodiversidade, respeitando a cultura e tradições dos produtores e ribeirinhos, que se encontram dentro do bioma amazônico. "O Bacalhau da Amazônia é considerado a grife das grifes da Amazônia porque transforma a riqueza natural em riqueza material. Isto sim é sustentabilidade real, criando alternativa econômica a partir da nossa matéria-prima", declara o secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra.

“Uma das ferramentas de combate ao desmatamento é a valoração dos serviços ambientais. E também a valorização das cadeias produtivas sustentáveis e a inserção das comunidades locais. As comunidades que enxergam no desmatamento o seu sustento não fazem isso por maldade, mas sim pela lógica econômica. Projetos como esse podem mudar isso e dar o exemplo de como o uso sustentável dos recursos naturais pode gerar renda para as comunidades locais”, afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS.
Para o lançamento, os chefs Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro, de Manaus, e Ednaldo Santana, do restaurante paulista Dressing preparam um menu completo para degustação do pescado, que vai desde canapé, a duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa típica da região. Além de anfitrião, o Dressing manterá as receitas em seu cardápio. “Acredito no potencial de aceitação do Pirarucu nos restaurantes e, por esta razão, quis apresentá-lo ao público paulistano através do Dressing”, completa o empresário João Paulo Diniz, proprietário do restaurante.
Sobre o Grupo Pão de Açúcar
O respeito ao meio ambiente faz parte da gestão estratégica do Grupo Pão de Açúcar, que segue todas as normas ambientais reguladoras do setor e busca constantemente maneiras de aprimorar seus processos. Além de investir na ecoeficiência de seus empreendimentos e atividades diárias, o Grupo procura melhorar suas metodologias e ferramentas de análises de indicadores de desempenho ambiental.  Saiba mais no Relatório de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar. Acesse o link: http://www.gpari.com.br/grupopaodeacucar/web/arquivos/GPA_RA_2010_PORT.pdF
Sobre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das Unidades de Conservação (UCs) no Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade, implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Atualmente, o PBF já envolve 8 mil famílias, de 569 comunidades, totalizando mais de 35 mil pessoas beneficiadas. Mais informações pelo site da FAS e nas redes sociais Facebook  e Twitter.
Sobre o restaurante Dressing
Inaugurado em 1987, o renomado Dressing, restaurante do empresário João Paulo Diniz, surpreende e aguça o paladar do cliente. O equilíbrio essencial entre os molhos agridoces, os temperos picantes e os ingredientes de alta qualidade compõem a cozinha contemporânea e minimalista do chef Edinaldo Santana e ganham destaque ainda maior quando harmonizados com os vinhos selecionados pela sommelière Júlia Rezende. A casa possui um ambiente confortável, com ampla luminosidade natural, além de contar com um serviço personalizado e muito eficiente. Junto ao serviço à la carte, o menu do Dressing oferece ainda, durante a semana, o tradicional bufê de saladas no horário do almoço.
Informações para Imprensa
Grupo Pão de Açúcar
Caroline Colunna

Fabio Nacarato
Social Media News Room - http://imprensa.grupopaodeacucar.com.br/
Sigam-nos no Twitter! @imprensagpa

FAS
55 11 3168 1412
@leadcomunica
Luiz Soares
55 11 8752 4637 / luiz@lead.com.br (ramal 18)
Danyella Ferreira
55 11 8714 9786 / danyella@lead.com.br (ramal 29)

DRESSING
Marina Zynger Marttin de Casttro
55 11 3071-0779/ mmktecco@terra.com.br
55 11 9132-6078

Algumas fotos do evento
Umas tiradas por mim e outras por André Ligeiro do site Glamourama:





Hugo Bethlem, Felipe Schaedler, João Paulo Diniz e Paulo Pompilio

Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli

Os chefs Felipe Schaedler e Ednaldo de Santana

Consommè de tucupi com pirarucu seco

Bacalhau de pirarucu com mousseline de mandioquinha, leite de coco e gengibre









           

Resultado do sorteio em parceria com a Giroil

Olá pessoal
Já saiu o sortudo(a) que vai receber em casa o kit GIROIL - SAÚDE E BEM ESTAR BEM MAIS PERTO DE VOCÊ!
Gostaria de agradecer às 377 participações e avisar que ainda estão rolando sorteios nos meus blogs, portanto, não fique triste. 
Se ainda não estiver participando, clique AQUI e veja todos.

Chega de blá blá blá

E o sortudo(a) foi....










clique na imagem para ampliar








Conferidas todas as regras e não resta dúvida : Kate Rodrigues é a grande vencedora!






Parabéns: 7 



Kate, estou lhe enviando um e-mail e você tem 48 horas para responder.
Caso contrário será realizado novo sorteio... e continue participando dos sorteios dos meus blogs!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique e veja o vídeo da minha participação no evento Activia