RSS

Últimas postagens

terça-feira, 3 de abril de 2012

Almoço de lançamento do Bacalhau da Amazônia - Grupo Pão de Açúcar



Ontem participei de um evento super especial promovido pelo GRUPO PÃO DE AÇÚCAR. Os pratos estavam maravilhosos, tempero excepcional e diferente. Apreciei todos.
Gostaria de agradecer pelo convite do Jackson da agência Ideal e à todos que me receberam no restaurante, garçons super atenciosos e simpáticos.
Parabéns à toda equipe e muito sucesso ao Grupo.

  Almoço de apresentação do pirarucu salgado, que será vendido nas lojas do grupo Pão de Açúcar, nesta segunda-feira no restaurante  DRESSING. Na ocasião, os chefs Felipe Schaedler, do Banzeiro, de Manaus, e Ednaldo Santana, do DRESSING, prepararam receitas para degustação do pirarucu.


* O vice-presidente executivo do Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, fez um discurso e mostrou um vídeo sobre o manejamento do peixe na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, respeitando os recursos naturais e gerando renda para a população local. Estavam presentes ainda João Paulo Diniz e representantes do governo do Amazonas. 

Governo do Amazonas, Secretaria de Estado da Produção Rural (AM) e o Grupo Pão de Açúcar lançam o “Pirarucu Salgado”
Com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o peixe de água doce chegará   a São Paulo e estará  disponível em lojas da rede Pão de Açúcar,  além de ganhar receita especial e integrar o menu do restaurante Dressing
O Governo do Amazonas, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror-AM) e o Grupo Pão de Açúcar lançaram nesta segunda-feira (02), no restaurante Dressing, em São Paulo, o “Pirarucu salgado”. O peixe,   que estará  disponível  nas lojas da bandeira Pão de Açúcar, na cidade de S. Paulo, é resultado do processamento do pirarucu, da 1ª indústria de salga, única do gênero em toda a América do Sul. O peixe de água doce é manejado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, onde a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) trabalha para incentivar a inserção das comunidades locais nas cadeias produtivas florestais sustentáveis, respeitando os recursos naturais e gerando renda para a população local que mantém a floresta em pé.

Com o apoio do Governo e da Sepror, que viabilizaram o produto para o GPA, a empresa comprou  na primeira remessa cinco toneladas do “Pirarucu salgado”,  e pretende aumentar a quantidade pedida ao longo do ano. Dessa forma, a empresa reforça seu comprometimento com o desenvolvimento das cadeias produtivas, através da comercialização dos produtos da região. “O Grupo Pão de Açúcar acredita que o papel de uma empresa vai muito além do fornecimento de produtos e serviços ou da geração de lucros para seus acionistas.  A Companhia preconiza conceitos e valores  para o desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente responsável  e que são materializados por meio de práticas que envolvem toda sua cadeia de valor e nas quais busca constante evolução  e  maior envolvimento e adesão dos seus stakeholders”, destaca Hugo Bethlem, vice-presidente do GPA.

O projeto também conta com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que mantém o compromisso de investir no Programa Bolsa Floresta, que estimula a geração de renda por meio da produção sustentável nas Unidades de Conservação do Estado, além de articular com as comunidades locais para o desenvolvimento de infraestrutura, capacitação e o contato direto com compradores. A parceria busca promover e assegurar o uso sustentável da biodiversidade, respeitando a cultura e tradições dos produtores e ribeirinhos, que se encontram dentro do bioma amazônico. "O Bacalhau da Amazônia é considerado a grife das grifes da Amazônia porque transforma a riqueza natural em riqueza material. Isto sim é sustentabilidade real, criando alternativa econômica a partir da nossa matéria-prima", declara o secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra.

“Uma das ferramentas de combate ao desmatamento é a valoração dos serviços ambientais. E também a valorização das cadeias produtivas sustentáveis e a inserção das comunidades locais. As comunidades que enxergam no desmatamento o seu sustento não fazem isso por maldade, mas sim pela lógica econômica. Projetos como esse podem mudar isso e dar o exemplo de como o uso sustentável dos recursos naturais pode gerar renda para as comunidades locais”, afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS.
Para o lançamento, os chefs Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro, de Manaus, e Ednaldo Santana, do restaurante paulista Dressing preparam um menu completo para degustação do pescado, que vai desde canapé, a duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa típica da região. Além de anfitrião, o Dressing manterá as receitas em seu cardápio. “Acredito no potencial de aceitação do Pirarucu nos restaurantes e, por esta razão, quis apresentá-lo ao público paulistano através do Dressing”, completa o empresário João Paulo Diniz, proprietário do restaurante.
Sobre o Grupo Pão de Açúcar
O respeito ao meio ambiente faz parte da gestão estratégica do Grupo Pão de Açúcar, que segue todas as normas ambientais reguladoras do setor e busca constantemente maneiras de aprimorar seus processos. Além de investir na ecoeficiência de seus empreendimentos e atividades diárias, o Grupo procura melhorar suas metodologias e ferramentas de análises de indicadores de desempenho ambiental.  Saiba mais no Relatório de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar. Acesse o link: http://www.gpari.com.br/grupopaodeacucar/web/arquivos/GPA_RA_2010_PORT.pdF
Sobre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das Unidades de Conservação (UCs) no Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade, implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Atualmente, o PBF já envolve 8 mil famílias, de 569 comunidades, totalizando mais de 35 mil pessoas beneficiadas. Mais informações pelo site da FAS e nas redes sociais Facebook  e Twitter.
Sobre o restaurante Dressing
Inaugurado em 1987, o renomado Dressing, restaurante do empresário João Paulo Diniz, surpreende e aguça o paladar do cliente. O equilíbrio essencial entre os molhos agridoces, os temperos picantes e os ingredientes de alta qualidade compõem a cozinha contemporânea e minimalista do chef Edinaldo Santana e ganham destaque ainda maior quando harmonizados com os vinhos selecionados pela sommelière Júlia Rezende. A casa possui um ambiente confortável, com ampla luminosidade natural, além de contar com um serviço personalizado e muito eficiente. Junto ao serviço à la carte, o menu do Dressing oferece ainda, durante a semana, o tradicional bufê de saladas no horário do almoço.
Informações para Imprensa
Grupo Pão de Açúcar
Caroline Colunna

Fabio Nacarato
Social Media News Room - http://imprensa.grupopaodeacucar.com.br/
Sigam-nos no Twitter! @imprensagpa

FAS
55 11 3168 1412
@leadcomunica
Luiz Soares
55 11 8752 4637 / luiz@lead.com.br (ramal 18)
Danyella Ferreira
55 11 8714 9786 / danyella@lead.com.br (ramal 29)

DRESSING
Marina Zynger Marttin de Casttro
55 11 3071-0779/ mmktecco@terra.com.br
55 11 9132-6078

Algumas fotos do evento
Umas tiradas por mim e outras por André Ligeiro do site Glamourama:





Hugo Bethlem, Felipe Schaedler, João Paulo Diniz e Paulo Pompilio

Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli

Os chefs Felipe Schaedler e Ednaldo de Santana

Consommè de tucupi com pirarucu seco

Bacalhau de pirarucu com mousseline de mandioquinha, leite de coco e gengibre









           

4 comentários:

  1. QUERIDA VIVI,
    PARABÉNS AS FOTOS ESTÃO LINDAS!
    VOCÊ ESTÁ FICANDO MUITO CHIC, RSRS. ESTES EVENTOS SÃO MARAVILHOSOS, TEM MUITA GENTE BONITA E ALTOS CONHECIMENTOS, É BOM D+!
    ESPERO QUE O PREÇO DO PEIXE NÃO SEJA TÃO SALGADO, RSRS.

    BJS ♥

    ResponderExcluir
  2. Que legal Vivi, deve ter sido um evento e tanto. Fiquei curiosa sobre o pirarucu salgado, espero encontrar no Pão de Açúcar aqui de minha cidade.
    Parabéns pelo convite, pelas fotos enfim, pelo excelente post!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivi,
    Que bacana este evento! Bom saber dessas novidades!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa que chique.
    Muito legal, esses eventos devm ser...rsrs
    Quanta coisa gostosa...rsrs
    Bom feriado, feliz pascoa.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu cantinho culinário.
Volte sempre!!!
Aproveite e visite também meu outro blog com dicas de saúde, beleza, moda, organização e limpeza da casa, atualidades entre outros - Blog da Vivi De tudo um pouco www.viviass.blogspot.com

4 comentários:

  1. QUERIDA VIVI,
    PARABÉNS AS FOTOS ESTÃO LINDAS!
    VOCÊ ESTÁ FICANDO MUITO CHIC, RSRS. ESTES EVENTOS SÃO MARAVILHOSOS, TEM MUITA GENTE BONITA E ALTOS CONHECIMENTOS, É BOM D+!
    ESPERO QUE O PREÇO DO PEIXE NÃO SEJA TÃO SALGADO, RSRS.

    BJS ♥

    ResponderExcluir
  2. Que legal Vivi, deve ter sido um evento e tanto. Fiquei curiosa sobre o pirarucu salgado, espero encontrar no Pão de Açúcar aqui de minha cidade.
    Parabéns pelo convite, pelas fotos enfim, pelo excelente post!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivi,
    Que bacana este evento! Bom saber dessas novidades!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa que chique.
    Muito legal, esses eventos devm ser...rsrs
    Quanta coisa gostosa...rsrs
    Bom feriado, feliz pascoa.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu cantinho culinário.
Volte sempre!!!
Aproveite e visite também meu outro blog com dicas de saúde, beleza, moda, organização e limpeza da casa, atualidades entre outros - Blog da Vivi De tudo um pouco www.viviass.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique e veja o vídeo da minha participação no evento Activia