Marcelo Serrado
na Porto da Pedra
Ator vai
representar Isaac Carasso, o espanhol que difundiu o iogurte no mundo, e que
será o principal personagem do enredo da escola
O ator Marcelo Serrado, o Crô da
novela Fina Estampa, vai desfilar na Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra,
na Sapucaí, no dia 19 de fevereiro, domingo, como o principal personagem do
enredo: o comerciante espanhol Isaac Carasso, que viveu no século passado em
Barcelona e foi responsável pela difusão do iogurte como alimento voltado para
a saúde em todo o mundo. Serrado vem no sexto carro alegórico da escola, A
Fábrica das Delícias.
Baseado em estudos de um medico que
ganhara o Premio Nobel de Medicina em 1908, chamado Ilya Metchnikoff, Isaac
Carasso decide produzir iogurte em uma pequena fábrica no quintal de sua casa e
a vender o produto em pequenos potes de cerâmica nas farmácias de Barcelona. Com
sua visão de comerciante, havia se interessado pelo tal "remédio",
pouco conhecido no mundo ocidental, e que era usado por tribos na Bulgária cuja
principal característica era a longevidade. Com a ajuda do Instituto Pasteur, da
França, em 1919, S. Isaac monta a primeira fábrica de iogurte do mundo, em
Barcelona, o que faria com que o produto fosse difundido dali em diante por
todo o planeta.
Essa historia é parte do enredo da Porto da Pedra,
"Da seiva materna ao equilíbrio da vida", assinado pelo
carnavalesco Jaime Cezário. O carro A Fábrica das Delícias vai homenagear Isaac
Carasso, pelo seu papel na historia do iogurte.
O enredo da Porto da Pedra é dividido em
sete setores, que totalizam 32 alas. São eles: O leite – “A força da vida” (setor
1); “O leite na mitologia” (setor 2); “A origem dos derivados do leite” ( setor
3); “A expansão do iogurte” ( setor 4); “O iogurte seduzindo civilizações” (
setor 5); “O iogurte conquista a Europa” ( setor 6); “Iogurte, uma delicia
conquistando o mundo” ( setor 7); e “Iogurte – sabor, saúde e alegria” ( setor
8).
A Danone, é líder mundial de produtos
lácteos frescos, é parceira da Porto da Pedra no carnaval de 2012.
REALIDADE AUMENTADA NO
CARNAVAL CARIOCA
Parceria
entre Danone e Porto da Pedra traz ferramenta inédita para o carnaval do Rio,
com animações em 3D em diversos pontos da cidade
A
Danone, patrocinadora da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, que este ano
conta a história do iogurte com o enredo “Da seiva materna ao equilíbrio da
vida”, vai utilizar o recurso de realidade
aumentada, inédito no carnaval do Brasil, para proporcionar uma experiência
única aos internautas foliões.
Após baixarem o aplicativo “Danone Carnaval” em seus celulares
(Iphone ou Androide), gratuitamente no hotsite www.carnavaldanone.com.br, os usuários poderão ver animações
em 3D em diferentes pontos da cidade, com motivos de carnaval e relacionadas
à linha de produtos da Danone, a partir do dia 17 de fevereiro, sexta-feira.
Será disponibilizado também, a partir do dia 17/02, serviço de WI-FI
grátis em 20 pontos da Zona Sul e Zona Oeste do Rio de Janeiro, próximos aos
locais onde vão desfilar os tradicionais blocos de carnaval de rua. Trinta
promotores vão ajudar os usuários na localização e no passo a passo para
download do aplicativo. Entre os pontos que terão WI-FI, destacam-se Bibi
Sucos, na Barra; Devassa Copacabana, Manoel e Juaquim Copacabana; Koni Leblon;
Caroline Café, no Jardim Botânico; e Lord Jim Pub, em Ipanema.
Segundo Ricardo Vasques, diretor de
marketing da Danone, a marca deseja ficar cada vez mais próxima do seu
consumidor. “O aplicativo Danone Carnaval, principal ferramenta da
plataforma digital, reúne uma série de funcionalidades e foi concebido
especialmente para levar diversão e entretenimento aos consumidores da marca”,
afirma.
Realidade aumentada também
nas gôndolas e pontos de vendas
Por
meio da técnica de realidade aumentada, o consumidor que baixar gratuitamente o
aplicativo “Danone Carnaval” no celular e direcionar o aparelho para o logotipo
Danone nas garrafas de 900 ml de Danoninho, Dan Up e Activia verá uma animação
em terceira dimensão com um casal de mestre sala e porta bandeiras sambando ao
redor da embalagem. Esta funcionalidade também pode ser utilizada para os
flyers em formato de máscaras de carnaval e gargaleiras presas às embalagens,
impressas e distribuídas nos pontos de venda.
Ficha Técnica
Toda a campanha digital do Carnaval 2012
da Danone foi desenvolvida pela agência Wunderman. A criação da campanha é de
Rodrigo Jatene, Fernando Tomeu,
Alexandre Lima, JP Martins, Rafael
Willians, LP Andrade e Thaís Reis, sob direção de criação de Paulo
Sanna, Rodrigo Jatene e Adriano Abdalla.